quarta-feira, 2 de setembro de 2009

I'm not my hair


Oi pessoas, tudo bem?! Esse post é meio que a reprodução de uma discussão que eu participei em uma comunidade do Orkut chamada "Meninas Black Power".


A história é a seguinte: Um menino criou um tópico para que os mebros da comunidade convencessem a irmã dele a assumir o cabelo Black Power. Mas eu dei minha opinião, dizendo que é uma escolha pessoal e se a menina se sentia bem de cabelo liso, não tinha porque mudar. Daí veio o babado, porque ele disse que "é quase certeza que negros de cabelo alisado têm um pensamento vazio". Enfim, isso deu uma fubazada e rendeu...


Daí eu resolvi postar aqui parte da declaração de uma das pessoas que respondeu o tópico, na minha opinião, de maneira brilhante. Eis o que a Cris falou:


"...independente da maneira como você escolha deixar seu cabelo, e friso aqui a idéia de escolha, ele não vai mudar a maneira como você é, como você pensa, desde que você esteja consciente do que está fazendo. 'Ahh, resolvi alisar meu cabelo. Bom, decidi isto porque me sinto bem assim, porque me agrada esteticamente... E não porque é uma maneira de ser aceita, de me condicionar a uma massa de iguais'

A sua aparência não pode ser uma agressão a sia mesmo! O contrário é igualmente válido... Se eu decido optar por um black power deve ser porque gosto, acho bonito, penso ser importante valorizar meus traços de negritude e por aí vai... E não porque penso que o negro só pode usar o cabelo assim ou será um alienado... É óbvio que andar por aí com seu black nas nuvens também implica um posicionamento político, mas antes de tudo, é uma escolha individual!"


E isso não vale só pra quem usa cabelo black, como eu, mas para todos que, de alguma forma se vêem nessa posição. As vezes algumas pessoas chegam a pensar que existe um preconceito por quem usa cabelo 'assim ou assado'. Mas na na verdade, "somos todos iguais, braços dados ou não". (hehehehe, boaaa piadista!)


Então pípou, a moral da história é essa: Viva as diferenças, com cabeo liso, crespo, longo ou curto, feio ou bonito.


Você não é seu cabelo.


4 comentários:

  1. Só quero lembrar uma coisa.

    Cabelo black power chama atenção. Concordo que só chama a atenção por causa do histórico do maldito preconceito do "cabelo ruim", mas não deixa de chamar atenção.

    Pessoas timidas e/ou introvertidas não gostam de chamar atenção. Não quero dizer que esse é o único motivo para não usar black power. Só queria dar um exemplo de um tipo de pessoa que alisaria os cabelos e nem por isso seria alienada.

    Atenção, baixa auto-estima e timidez não são sinonimos.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que seria ótimo? Poder usar um cabelo diferente todos os dias. Como as roupas e as ideias. Parabéns pelo blog, querida. Viviane R.

    ResponderExcluir
  3. Verdade universal.
    Indepentente da raça ou de qualquer outro fator, toda mulher está insatisfeita com o cabelo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a opnião da pessoa que postou na comunidade. O que mais nos interessa na vida é a nossa liberdade de escolher.

    ResponderExcluir