segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dia da Independência!


Então, 7 de setembro. Dia da independência do Brasil. Aquilo que a gente aprende na escola, que D. Pedro I foi lá na margem do Rio Ipiranga e gritou: "Independência ou morte!" e foi uma festa, e o Brasil comemorou tipo Copa do Mundo, coisa linda. (Aham, tá bom...)


Mas na verdade eu queria falar de independência do nosso jeito. E falar um pouquinho de mim.


Em agosto fez 3 anos que eu 'saí de casa' e fui morar "sozinha". Durante 1 ano e meio, fiquei na casa do meu irmão, junto com ele, minha cunhada e meu sobrinho. Eles me tratavam muito bem, não cobravam nada de mim, na questão de horário, organização... Era bem legal, mas por motivos de força maior, tive que deixá-los e fui morar numa república.


Que mora em república sabe, o ritmo é diferente. É uma mistura de responsabilidade com irresponsabilidade, de liberdade com prisão... E a gente meio que se perde. Assim que fui morar lá, me iludi com a idéia do "estou morando sozinha, ninguém vê o que eu faço, sou dona do meu nariz". Achei que era independente. Mas como eu disse, isso foi ilusão. Foi nesse momento que eu tive que aprender a me cuidar, a cozinhar, a arrumar cama, lavar louça... Ai como eu senti falta de Eliete (o anjo que trabalha aqui na casa dos meus pais há 20 anos).


Tá, mas e daí?! Bom, daí que eu achava que era a superindependente. Moro "sozinha", sou feliz. Aff, mas nãe era (e não é) nada disso. Moro longe dos meus pais porque preciso e, além de tudo, ainda sou sustentada por eles. Ou seja, meu dia da independência ainda não chegou.


E pra você, o que é independência? De quem/do que você depende ainda? A sua independência já chegou?


;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário