quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Diga-me com quem andas...

Se tem um ditado que o povo (leia-se nossos pais e avós) adoram falar é o famoso: "Diga-me com quem andas e eu te direi quem és". E eu gostaria de saber aqui até que ponto isso é encarado por nós como uma verdade máxima.

Não sei quantos vão ler este post, mas é fato que pelas nossas vidas passam milhares de pessoas (e quando digo milhares não estou exagerando) e de fato algumas delas se tornam especiais, acabam sendo nossos amigos. Seja da época de pré-escola, da escola, do ensino fundamental, ensino médio, cursos que fazemos e até na faculdade, nós conhecemos pessoas que nos marcam e fazem surgir um dos sentimentos mais bonitos: a amizade.

Mas como nasce uma amizade? Acho que essa é uma daquelas perguntas mais sem resposta que existem. Sinceramente, não sei como nasce uma amizade. Tem gente que fala que são pelos gostos em comum, mas eu acho essa "verdade" tão forçada. Tem gente que é seu amigo e não tem nada a ver com você, que não gosta de nada que você gosta e que simplemente vocês se encontram e acontece. É assim.

A amizade é uma coisa tão bonita, que até na Bíblia (sem entrar no mérito da religião, ok?!) é citada como uma prova de amor. Em certa passagem, ela diz que "ha amigos mais chegados que irmãos" e ainda em outra parte, ela conta a história de Jó e diz que "Deus o abençoou porque ele orava por seus amigos". Por isso eu acho que a gente se apega tanto aos amigos, eles são parte de nós, como se fossem nossa família. Mas se nem na família, que temos o mesmo sangue, nós somos iguais, quanto mais os amigos. Acredito que as diferenças nos completam.

Tá, mas e daí?! Ok, vamos esclarecer o porque desse post.

Eu fui motivada justamente por ser uma pessoa que tenho amigos que são COMPLETAMENTE diferentes de mim. Gosto deles, ando com eles, mas não sou igual. Aliás, quem é igual a quem, né?! Mas então... Essa coisa do "Diga-me com quem andas..." nem sempre se aplica, especialmente a nós, que já passamos por tantos lugares, já estudamos e trabalhamos com tanta gente e convivemos com pessoas num dos lugares (na minha opinião) com mais diferenças entre as pessoas: a universidade.

Agora é com vocês, ou melhor, com a gente. Com quem você tem andado? Eles dizem quem você é? Você influencia ou é influenciado por eles?

Bjoos

Um comentário:

  1. Porra Thaís, nunca tinha parado pra pensar nesse ditado ae, mas concordo q falar q é somente pela pessoa ser parecida com vc é algo realmente forçado. Gostei do blog e estarei aki lendo sempre...

    Ps: Eu mesmo gosto mais dos meuds amigos do q de muita gente da minha família, mas nao conta pra ninguém aki de Piedade City pq senao da merda.. uauahuahauahaua

    Bjs

    ResponderExcluir